Início » Uncategorized » Como fazer uma boa conclusão em um trabalho escolar

Como fazer uma boa conclusão em um trabalho escolar

conclusão de um trabalho é uma das partes mais importantes do mesmo. É nesta parte que o aluno irá colocar as suas impressões sobre o trabalho que acabou de elaborar.

Porém 99% dos alunos fazem um mal uso desta área, seja porque efetivamente não fizeram o trabalho, apenas copiaram textos da internet, seja porque não conseguiram assimilar nada, seja por preguiça, entre outros fatores.

O fato é que não é raro ver conclusões do tipo:

“Concluo que o Brasil é um país da América do Sul e tem bastante população, pois muitas pessoas de outros países vem viver nele.”

Acredite a conclusão de trabalho acima é real, e por incrível que pareça o este trabalho tirou nota 10, esta conclusão foi elaborada por um aluno de 8ª série.

Eu não sou professor nem nada, mas acredito que a conclusão acima não é muito satisfatória, sendo que o trabalho falava sobre o Brasil, dados geográficos, econômicos, culturais, etc.

Mas o que me deixou mais abismado foi o fato do trabalho ter recebido nota 10, sendo que somente pela conclusão eu daria no máximo 2.

Para evitar então que conclusões deste tipo continuem aparecendo aos montes por ai, vou deixar algumas sugestões que podem ajudar a melhorar a elaboração das mesmas.

Como montar uma conclusão?

Na conclusão como o próprio nome já diz, deve ter tudo que o aluno conseguiu assimilar durante a elaboração do trabalho. As frases não devem ser muito compridas, e os tópicos devem ser separados por parágrafos.

É interessante fazer uma síntese de todo o conhecimento, e a partir dela retirar as suas conclusões finais.

Síntese é um resumo composto pelas ideias centrais de determinado texto ou assunto, através dela é possível entender o todo ou a ideia geral do todo.

Afim de fazer um resumo bem focado, é interessante ler e reler o conteúdo do trabalho diversas vezes, assim você evita concluir o que nem foi estudado ou escrito no trabalho.

Depois de montar a conclusão, é preciso ler várias vezes e deixar ela o mais breve e sucinta possível. Pois o que importa não é o tamanho do texto, e sim a qualidade do conteúdo que você irá gerar

FONTE: http://www.osabetudo.com/como-fazer-uma-boa-conclusao-em-um-trabalho-escolar/

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 150 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: